Notícias

Efeito das Redes Sociais na terceira idade.

By 2 de agosto de 2019 No Comments

 

É comum encontrar notícias relatando que redes sociais podem afetar negativamente a saúde mental ou causar sofrimentos psicológicos como solidão e depressão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Porém, estudo realizado na Michigan State University analisou os efeitos do uso do Facebook em adultos. O professor Keith Hampton relata que os estudos anteriores foram realizados com o público jovem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A estrutura única do PSID possibilitou analisar as relações entre os membros da família. No total, 5.129 pessoas responderam a essas perguntas em 2015 e 2016, e 3.790 desses indivíduos tinham membros da família extensa que também completaram as duas pesquisas.

 

Os participantes responderam perguntas sobre sua saúde mental e com que freqüência eles usavam tecnologias de comunicação, eles responderam as perguntas usando escalas de cinco pontos, visando padronizar as respostas.

 

Os resultados mostraram que certos grupos de adultos eram mais propensos a experimentar níveis mais elevados de sofrimento psicológico. Essas pessoas incluíam mulheres, negros ou afro-americanos e hispânicos. Ter menos educação, renda familiar ou estabilidade residencial também aumentava o risco das pessoas, assim como não era casado.

 

Após análises, o estudo obteve como resultado que a maioria dos adultos, usuários de redes sociais, eram menos propensos a problemas de saúde mental. Para estes participantes do estudo as redes sociais facilitam o contato com membros da família, facilitam o acesso a informações sobre saúde e fazem eles se sentirem mais incluídos na sociedade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O estudo relata que o efeito depende da plataforma e da extensão de seu uso. Em excesso, os efeitos podem ser diferente.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fonte: Medical News Today
Daniel Marconi

Author Daniel Marconi

More posts by Daniel Marconi

Leave a Reply